ANALYTICS

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

PARA OS CANTORES E MÚSICOS CATÓLICOS

POR RODNEI RIVERS


1) ALEGRE-SE PELO SEU CHAMADO Você foi chamado por Deus para assumir a sua pastoral, equipe ou grupo de música, seja feliz por isto e contagie a todos.

2) CONHEÇA O QUE SERÁ CELEBRADO Procure estudar o significado do que você esta celebrando na Igreja. Para isso, leia livros sobre a Santa Missa, cerimoniais dos sacramentos e outros.

3) CONHEÇA A ASSEMBLÉIA Busque conhecer bem a assembléia para não colocar músicas difíceis ou que ninguém consiga entender a letra. Interaja, veja a realidade local. Pratique a aculturação.

4) SELECIONE BEM AS MÚSICAS Escolha a música certa para o momento e celebração certos. Por exemplo: Não selecione músicas fora do tempo litúrgico, ou de animação de encontros em missas só porque são bonitas.

5) DETERMINE A ALTURA CORRETA DOS ACORDES Escolha os tons corretamente e dentro da extensão vocal da assembléia.

6) PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA Tenha zelo pela obra de Deus, regule os instrumentos, microfones, organize o local onde as celebrações serão realizadas. Não deixe para fazer tudo em cima da hora.

7) REGULE ADEQUADAMENTE O SOM DOS INSTRUMENTOS E APARELHOS O volume ideal de um microfone e dos instrumentos musicais é aquele que não dissipe o sentido das letras das canções, que permita que a assembléia cante e que não gere irritação para quem escuta. É interessante fazer a regulagem, não só baseada no bom senso, mas de acordo com critérios e com pessoal que tenha conhecimento operacional.

8) ENSAIE MUITO Ensaio leva à qualidade musical desejada. Marque os horários, programe como será o ensaio e cumpra sempre o combinado com a equipe.

9) ENSAIE AS MÚSICAS COM A ASSEMBLÉIA Antes de começar as celebrações ou encontros, procure ensaiar as músicas com a assembléia, principalmente se as músicas forem novas.

10) NÃO CANTE MAIS QUE O NECESSÁRIO Veja qual o tempo disponível para a celebração ou encontro. Não atrapalhe os horários ou término do evento só por sua vontade de cantar. Procure cantar menos e com mais qualidade.

11)TENHA SINTONIA COM O PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO Antes de começar a celebração, converse com quem irá presidi-Ia para explicar o teor da ação, para saber detalhes em relação a alguma homenagem, por exemplo, ou quaisquer outros detalhes.

12) PARTICIPE ATIVAMENTE O cantor e músicos também fazem parte da assembléia e grupo. Procure não ficar fora do que está acontecendo na celebração, fazendo somente as participações especiais. É importante conhecer o contexto.

13) SEJA RESPONSÁVEL Cumpra tudo que foi combinado para com a equipe de músicos e cantores da sua comunidade. Não deixe de participar de formações e reuniões, pois você faz parte do grupo.

14)ORE Quem canta reza duas vezes e rezar sempre faz bem, por isso reze não só durante as celebrações, mas durante t9dos os momentos da sua vida.

15) DÊ TESTEMUNHO Seja exemplo para aqueles que buscam em nós, em especial, cantores e músicbs católicos, ações condizentes com o verdadeiro testemunho cristão.

Baseado no Livro "15 Dicas para Cantores e Músicos , Católicos. - Ed. Palavra e Prece.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Nosso Canto

Olá pessoal.
Estou criando esta página para que faça uma ponte entre os amigos que cantam e tocam, na paróquia São João Bosco.http://www.paroquiasaojoaobosco.com.br/ . Quero receber o apoio de todos, informações, links, e outras idéias que possamos colocar aqui neste site.
Um abraço